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A FALÁCIA SOBRE AS PESQUISAS DE OPINIÃO

A agência de ciência de dados Top Digital vem acompanhando a avaliação política do governo de 3 formas: a) Gerando seus próprios dados através de um produto chamado de “Coeficiente Político Digital”; b) Coletando, comparando, analisando e compilando os dados dos institutos de pesquisa; c) Acompanhando as subscrições nas mídias sociais. Interesses políticos sempre rondam a interpretação das pesquisas de opinião. Nas últimas semanas tem sido muito falado que o governo “derreteu” nas avaliações dos institutos de pesquisa.

A correta interpretação das últimas pesquisas demonstra que:

1) O governo Bolsonaro continua mantendo um índice de expectativa positiva acima de 50%, o que lhe renderia vitória em um eventual primeiro turno se houvesse uma eleição hoje; 2) A série histórica sobre “expectativa de governo” mostra que o início da avaliação estava em 59% (novembro 2018) e hoje está em 51%, o que signfica uma oscilação inferior a 10%; 3) Considerando a média das pesquisas tradicionais, o mês de abril registrou um crescimento de 9 pontos. 4) A contabilidade das mídias sociais demonstra que Bolsonaro tinha em torno de 10 milhões de subscrições no período eleitoral, e agora está beirando os 30 milhões, ou seja, um crescimento de quase 20 milhões, triplicando a base de subscrições. Independente de “convicções”, não é tecnicamente correto falar em “derretimento”.

Os gráficos abaixo ilustram os dados comentados no texto.

Fonte: Top Digital

Evolução Bolsonaro nas redes sociais: somatória das plataformas Facebook, Twitter, Instagram e YouTube Fonte: Top Digital


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