Qual a diferença entre a IV Revolução Industrial e Indústria 4.0 e por que isso importa.
Estamos no meio de uma transformação significativa em relação à maneira como produzimos produtos graças à digitalização do processo de fabricação.
Essa transição é tão convincente que está sendo chamada de Indústria 4.0. A IV Revolução Industrial nasce da indústria 4.0.
A indústria 4.0 existe há muitos anos – é um processo evolutivo, pois estimula a convergência de tecnologias. Isso começa a afetar o emprego, não substituindo os empregados, mas acelerou alguns processos. Por enquanto, temos somente o impacto da indústria 4.0 e não uma quarta revolução industrial (é uma questão de tempo e conceito).
A IV Revolução Industrial nos diz respeito como algo social, pois vai impactar nossas vidas de maneiras que não pensamos ainda. Por esta razão, precisamos começar a avaliar (predizer) estes impactos agora. Muitos teóricos afirmam que é o mesmo conceito.
Mas, apesar de um contexto complementar o outro, eles possuem diferenças que realmente importam. Aqui vamos aos conceitos mais utilizados:
1. A indústria 4.0 é uma estratégia de alta-tecnologia e utiliza a digitalização como, que englobam sistemas inteligentes e automação (machine learning, IoT, etc.). A palavra-chave é convergência de tecnologias (singularidade).
2. A quarta revolução industrial envolve questões sociais e políticas, além do uso da tecnologia. A Quarta Revolução Industrial é um conceito que foi popularizado por Klaus Schwab e pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) (embora o nome remonte a quase 50 anos). Muitas consultorias internacionais também desenvolveram instrumentos e serviços de consultoria sobre esse tema.
A automação e a inteligência artificial por si só não são revolucionárias. É a rapidez e a profundidade na qual estas tecnologias estão convergindo – impactando empresas, empregos e processos – que nos faz pensar que estamos diante de um novo pensamento sobre a natureza da inovação. A Industria 4.0 é uma bandeira sobre muitas novas tecnologias e ressalta os efeitos da convergência de vários domínios científicos e tecnológicos .
Mesmo assim, nós não vimos o deslocamento massivo de empregos no mundo (principalmente na Europa onde nasce o conceito) sendo atribuído a uma enorme ruptura tecnológica, apesar de todas as máquinas, robôs e drones que surgiram. O que nos leva pensar que a IV revolução industrial possui elementos mais complexos que a convergência massiva de tecnologias.
Comments