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ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS E A PANDEMIA

Atualizado: 30 de jul. de 2021

Top Digital mostra que a pandemia vem gerando impacto e aumentando o interesse nesse tipo de transação: a antecipação de recebíveis.

Em 2019 a Top Digital divulgou o artigo Dinheiro circulando pelas máquinas, que mostrava uma análise de uma grande massa de dados, com as transações das principais bandeiras do mercado de cartões de crédito, débito e alimentação. Foram analisadas algo em torno de 80 milhões de transações(*).

O estudo revelou que o valor médio semanal das transações oscilou entre R$105,00 e R$115,00.

Em outro artigo Como funciona a antecipação de recebíveis, a Top Digital em parceria com o Instituto Mapa traçou um perfil da média das transações, considerando as 10 primeiras semanas de 2019. O gráfico mostra transações da primeira semana de janeiro até a segunda semana de maio de 2019 (*).

antecipação de recebíveis

Antes da pandemia as pessoas já faziam compras online. Porém, elas aumentaram devido às quarentenas, ao necessário isolamento social, as restrições de funcionamento das empresas, o tele-trabalho, as crianças em casa, enfim, houve uma mudança de comportamento tornando-se cada vez mais constante o ato de compras pela internet com cartões de crédito e débito.

Mas o que isso tem a ver com “antecipação de recebíveis”?

Um conhecido apresentador de Tv responderia: Nada!

Mas a Top Digital responde: Tudo!

Uma análise continuada destes dados pode identificar padrões de consumo e maiores referências transacionais em relação ao mercado, o que vai permitir o aumento da eficácia de projeções, planejamentos e predições.

Desde antes da pandemia as empresas recorriam a antecipação de recebíveis por ser um meio mais rápido, menos burocrático e geralmente com juros menores do que os empréstimos e/ou linhas de crédito bancários. As instituições financeiras que oferecem essa modalidade de crédito (bancos, fundos de investimentos) assumem a responsabilidade pelo recebimento do valor dos títulos que foram negociados.

Então “antecipação de recebíveis” significa que a empresa pode receber antecipadamente dinheiro das vendas a prazo, parceladas, com duplicatas, cheques pré-datados, ou compras por cartão de crédito?

Significa que estes valores são considerados fortes garantias para concessão de crédito pelo sistema bancário?

– Um outro apresentador de TV responderia: Significa!

Tanto que no início de junho de 2021 foi divulgado estudo da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) que mostra que as operações com cartões de crédito, débito e pré-pagos devem chegar a R$ 2,4 trilhões, cerca de 30% do PIB brasileiro.

De olho nesse montante, aumenta a competição no segmento de empresas como bancos e credenciadoras de cartões de crédito para atrair maior número de estabelecimentos comerciais, que são os geradores de recebíveis – as faturas pagas pelos consumidores.

Desde segunda-feira (7/6) uma nova regra do Banco Central (BC), que permite aos lojistas registrarem seus recebíveis de cartão de crédito em um sistema único. O lojista registra sua lista de recebíveis e os bancos terão acesso. A intenção é de que aumente a concorrência entre as instituições que oferecem antecipação de recebíveis para reduzir as taxas cobradas dos clientes.

Alguns exemplos de empresas do mercado de antecipação de recebíveis:

Leia mais em:

(*) Grupo Nexxera, na época detentor de 20% de todas as transações realizadas em território nacional. Isso comporta aproximadamente 10 milhões de transações semanais. Estudo realizado em parceria com Instituto Mapa. Dados fornecidos pelo Grupo Nexxera.

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