top of page

AVALIAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL MELHORA SEGUNDO XP/IPESPE E OUTRAS PESQUISAS

A Mr. Predictions apresenta a pesquisa XP/Ipespe que mostrou um resultado alinhado com as pesquisas de março do PoderData, Paraná Pesquisas, Genial/Quaest. Este artigo mostra também a primeira pesquisa de 2022 do Instituto FSB encomendada pelo banco BTG Pactual.


Elas apontaram queda na avaliação negativa e leve melhora na avaliação positiva em relação aos levantamentos anteriores do mês de fevereiro.


O PoderData realizou a consulta entre os dias 27 de fevereiro e 1° de março. O índice Ruim/Péssimo foi de 52%, caiu 4 pontos em relação à pesquisa anterior (13 a 15/02). O índice Ótimo/Bom subiu 2 pontos e está em 30%. O Regular também subiu 2 pontos e fechou em 16%.


O levantamento do Paraná Pesquisas realizado entre os dias 03 e 08 de março confirmou a pesquisa PoderData, também mostrando leve melhora na avaliação positiva e queda da negativa em relação a pesquisa de fevereiro. 28,1% dos entrevistados consideraram o governo federal Ótimo/Bom, era de 27,6% em fevereiro. Já o Ruim/Péssimo caiu 3 pontos e ficou em 47% no início de março. O Regular passou de 21,2% em fevereiro e chegou a 23,7%.


A Genial/Quaest confirmou as pesquisas PoderData e Paraná em relação a queda no índice negativo e melhora no positivo. O Ruim/Péssimo em fevereiro era de 51% e em março caiu para 49%. O Bom/Ótimo subiu de 22% em fevereiro para 24%, enquanto o Regular se manteve em 25%. A consulta foi realizada entre os dias 10 e 13 de março de 2022.


A XP/Ipespe foi realizada entre os dias 07 e 09 de março, com os seguintes resultados: timo/Bom com 27%, era 25% em fevereiro. O Ruim/Péssimo caiu um ponto e está em 52%. O Regular também caiu um ponto e fechou em 20%.


A pesquisa BTG/FSB foi realizada entre os dias 18 e 20 de março e aponta 29% para o critério Ótimo/Bom, Ruim/Péssimo em 53% e Regular em 17%.


Veja o gráfico que incluiu as pesquisas de março na série histórica que contempla os levantamentos desde janeiro de 2019.

Importante comentar que a parcela que julga a situação do governo como regular se comporta como um patamar da temperatura entre o Ótimo+Bom e o Ruim+Péssimo.


Isso sugere talvez um possível “degrau de opinião”, quando antes de inverter a opinião para os extremos existe um período de avaliação regular dos entrevistados. Lembrando-se que esse evento em particular reflete um momento da análise da série de informações e pode não se repetir.


O gráfico representa a porcentagem da população brasileira que avalia o governo federal como Ótimo+Bom, como Ruim+Péssimo e como Regular. Cada ponto do gráfico é o resultado divulgado por cada Instituto de pesquisa de opinião, em ordem cronológica a partir de janeiro de 2019.


Fonte pesquisas março de 2022:




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page