Mr. Predictions mostra a série histórica sobre a avaliação do governo de Jair Bolsonaro desde janeiro de 2019 a novembro de 2021.
Este post destaca as duas últimas pesquisas do mês de novembro. Ambas foram realizadas entre os dias 22 e 24 pelo PoderData (encomendada pela Band) e pelo Ipespe (XP).
A pesquisa XP/Ipespe apontou o índice Ótimo/Bom em 25%, um ponto a mais que a pesquisa de outubro. Ruim/Péssimo permanece em 54% e o Regular se manteve em 20%.
PoderData mostrou que 22% dos entrevistados consideram o governo Ótimo/Bom, caiu dois pontos em relação à pesquisa do início de novembro. Já o índice Ruim/Péssimo se manteve em 57%. O Regular também não mudou e continuou com 16%.
Importante comentar que a parcela que julga a situação do governo como regular se comporta como um patamar da temperatura entre o Ótimo+Bom e o Ruim+Péssimo.
Isso sugere talvez um possível “degrau de opinião”, quando antes de inverter a opinião para os extremos existe um período de avaliação regular dos entrevistados. Lembrando-se que esse evento em particular reflete um momento da análise da série de informações e pode não se repetir.
O gráfico representa a porcentagem da população brasileira que avalia o governo federal como Ótimo+Bom, como Ruim+Péssimo e como Regular. Cada ponto do gráfico é o resultado divulgado por cada Instituto de pesquisa de opinião, em ordem cronológica a partir de janeiro de 2019.
A série histórica considera as pesquisas de opinião divulgadas por: XP/Ipespe, Ibope, DataFolha, CNT/Mda, CUT/Vox Populi, Real Time Big Data, Veja/FSB, PoderData, Paraná Pesquisas, Exame/Ideia. O Ipec (antigo Ibope) passou a fazer parte da série.
Fonte pesquisas:
Comments