Desde 2019 a agência de ciência de dados Mr. Predictions analisa a expressividade nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro em comparação com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já que ambos são apontados pelas pesquisas de opinião, como os protagonistas da próxima eleição presidencial.
Em janeiro de 2022, o presidente Jair Bolsonaro ultrapassou os 45 milhões de subscrições nas suas redes sociais. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou da casa dos 12 milhões.
No início do mês de abril ambos chegaram a importantes marcas individuais.
Bolsonaro ultrapassou os 46,5 milhões, enquanto Lula chegou aos 13 milhões de subscrições na somatória das plataformas de redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok.
Hoje, 29 de abril, Bolsonaro quebrou a marca dos 47 milhões, cravando exatos 47.176.259. Lula está próximo de atingir 14 milhões, e aparece com 13.691.712 subscrições.
Desde o último ranking digital (04-04), o crescimento individual nas redes sociais foi:
Bolsonaro: 624.489 novas subscrições, um crescimento de 1,34%
Lula: 612.514 novas subscrições, que corresponde a 4,68% de crescimento.
No Google Trends (*) assuntos como o “indulto presidencial”, “compra de viagra” e “escola de samba bolsonaro”, “bolsonaro vira jacaré" causaram os picos no fluxo de interesse sobre Bolsonaro dos últimos 30 dias. Assim como também sobre Lula os assuntos de destaque foram: “indulto lula”, “lula defende aborto”, “cesari batisti lula”, “lula onu”.
Estes números mostram que Bolsonaro conquistou pouco mais de 2 milhões, e Lula cerca de 1,3 milhão de subscrições nas redes sociais desde o início de 2022.
Em números absolutos, Bolsonaro é superior a Lula em todas as plataformas. No Facebook a diferença passa dos 9,6 milhões. No Twitter a diferença ultrapassa os 4,4 milhões. No Instagram supera os 14,9 milhões, e no TikTok é de pouco mais de 1,2 milhão. No total a diferença é de aproximadamente 33,5 milhões.
O gráfico Presença nas Redes Sociais - Bolsonaro x Lula ilustra os números coletados em 29/04/2022. Veja na sequência o gráfico da série histórica da Presença nas Redes Sociais de Bolsonaro e Lula desde novembro de 2011 até abril de 2022.
A fonte primária dos dados são as páginas oficiais das plataformas de redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. O TikTok passou a fazer parte graças ao aumento da sua popularidade em 2020 e 2021.
O Facebook disponibiliza o número de “likes” e o número de “seguidores” da página. Para este estudo é utilizado o número de seguidores. O Facebook não mostra o número de seguidores em tempo real. Por este motivo, a fonte utilizada é de outra ferramenta (**).
Fontes:
(*) Google Trends - 30 dias
(*) Google Trends - 7 dias
Ranking 04-04-2022
Ranking janeiro 2022
Fonte primária dos dados - coleta em 29/04/2022:
(**) Social Blade
Páginas oficiais
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