O Mapa Mercado vem realizando semanalmente um tracking digital presidencial para obter a expressividade do Presidente Bolsonaro.
A leitura gera um “coeficiente digital” que traduz a relevância do objeto (ou pessoa) sob monitoramento.
O pico foi na data da posse (72 pontos) e o menor coeficiente foi logo após o desastre de Brumadinho (55 pontos).
O gráfico mostra os principais focos de incremento ou decréscimo do coeficiente, associando-os aos fatos em destaque nas mesmas datas.
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Na semana de 04/03 a 10/03 o coeficiente fechou com 61 pontos. O gráfico a seguir apresenta todas as oscilações da semana, e, considerando a média de tudo o que subiu e desceu, o coeficiente global da semana é de 61 pontos no período referenciado.
![](https://static.wixstatic.com/media/b6763a_866e41225c334cfbb98c8377b3f8c30e~mv2.jpeg/v1/fill/w_704,h_357,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/b6763a_866e41225c334cfbb98c8377b3f8c30e~mv2.jpeg)
O coeficiente é obtido a partir de leituras de tráfego digital (mídias sociais e ferramentas de busca), e difere dos métodos tradicionais de pesquisa de opinião, pois não existem “perguntas e respostas”, sendo que a mensuração é obtida por processo inferencial.
A “expressividade” demonstra uma dimensão diferente da “aprovação” ou da “popularidade”, e surge como alternativa aos conceitos tradicionais de “bom/ruim/ótimo/péssimo” e “aprova/desaprova”.
Expressividade significa que a pessoa avaliada é detectada como uma figura relevante nos acontecimentos referentes ao período diagnosticado. No período eleitoral, o coeficiente digital se traduz quase que diretamente em votação recebida ou a ser recebida, e a relevância geralmente determina os vencedores das eleições.
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