top of page

Com o TikTok o que acontece com o ranking digital dos bancos tradicionais do Brasil?

Mr. Predictions apresenta o ranking digital dos principais bancos brasileiros ou que atuam no Brasil. A lista é formada pelos maiores bancos em valor de ativos na seguinte ordem: Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Santander, Safra, BTG Pactual, Sicoob, Sicredi, Banco Votorantim, Citibank, Banrisul e Banco do Nordeste (1).


Em abril a Mr. Predictions inclui a plataforma de vídeos TikTok no ranking digital, pelo fato da rede social ter se tornado muito popular e atingido importantes números de downloads e usuários, em especial a partir de 2019 (2).


No TikTok os usuários fazem desafios, reproduzem coreografias, imitam pessoas famosas, fazem sátiras que instigam o usuário a querer participar da brincadeira — o que atrai muito o público jovem. Em torno de 60% dos usuários ativos mensais possuem entre 16 e 24 anos (2).


A inserção do TikTok não alterou o ranking digital de abril, em relação ao anterior publicado em dezembro de 2021. O número de inscritos nesta rede social ainda é modesto entre os bancos tradicionais. Dos seis primeiros colocados, a Caixa Econômica Federal é o único banco que não está presente. A partir da sétima colocação, os bancos também não utilizam o TikTok.


Veja no gráfico o RD que passa a ser formado pela somatória de subscrições das plataformas: Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok. Na sequência o detalhamento dos números.

Veja que o Itaú continua sendo o primeiro colocado no ranking digital próximo de 12,7 milhões de subscrições. Ele se destaca no Facebook com quase 9,3 milhões, e no TikTok é também o líder com quase 600 mil inscritos.


O Bradesco ultrapassou a casa dos 10 milhões e mantém a segunda colocação graças ao primeiro lugar no seu canal do YouTube com quase 4,2 milhões, e no Facebook com mais de 5 milhões. Mas ele perde no Twitter e no Instagram para a Caixa, Santander e Banco do Brasil. O Bradesco também se destaca em segundo lugar no TikTok com mais de 330 mil inscritos.


A Caixa, mesmo sem conta oficial no TikTok, permanece em terceiro lugar no RD com mais de 8,2 milhões de subscrições. Ele lidera no Instagram com aproximadamente 2,07 milhões e se destaca no Facebook com pouco mais de 4,8 milhões.


O Santander aparece em quarto lugar próximo de atingir os 6 milhões, enquanto o Banco do Brasil ocupa a quinta posição, com pouco mais de 4,7 milhões de subscrições. Para ambos, o maior número de subscrições vem do Facebook e do canal no YouTube. No TikTok, os números são 117.300 para o Santander e 81.100 para o Banco do Brasil.


O BTG Pactual ultrapassou a faixa do 1,2 milhão e ocupa a sétima colocação. Seus melhores números vem do Instagram e do YouTube, na casa dos 450 mil. No TikTok aparece com 42.200 inscritos.


Em seguida, vem o Sicoob com pouco mais de 940 mil. Na nona e décima posições aparece o Citibank e o Sicredi, na faixa das 650 mil subscrições. O Facebook é a rede social de destaque destes três bancos.


Banco do Nordeste e Banco Votorantim aparecem na faixa dos 200 mil em décimo-primeiro e décimo segundo. Fecham a lista, o Banco Safra e o Banrisul em décimo-terceiro e décimo-quarto, com pouco mais de 100 mil subscrições.


O Facebook disponibiliza o número de “likes” e o número de “seguidores” da página. Para o RD é utilizado o número de seguidores.


Fonte:


Número de subscrições: páginas oficiais divulgadas no site oficial de cada banco pesquisado.




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page