Líderes de mercado estão reconhecendo que a quantidade de dados e propaganda são avassaladoras e não estão acrescentando valor aos negócios.
Acessórios tecnológicos são procurados, adquiridos e descartados – uma perda de tempo e dinheiro. Isso não significa que devemos abandonar a transformação digital.
Todos querem inovar e ser pioneiros no seu mercado e para isso precisam exatamente das informações que a tecnologia promete fornecer. A transformação digital é necessária, por esta razão a inteligência artificial veio para ajudar a própria automação e digitalização dos processos. Mas a grande questão é, quais são os processos prioritários? O que o mercado quer?
As arenas da competição também serão diferentes nos anos 2020. As fronteiras tradicionais da indústria serão confusas, em vez disso, a competição e a colaboração ocorrerão dentro e entre os ecossistemas – agrupamentos de empresas que formam parcerias temporárias que se desenvolvem mutuamente.
Os ecossistemas são dinâmicos e, portanto, as empresas precisarão ser orientadas mais externamente, implantar influência indireta por meio de plataformas e mercados e co-evoluir com seus parceiros. Alguns gigantes digitais já alcançaram retornos desproporcionais, aproveitando o poder dos ecossistemas.
Mais que obter insights de algoritmos, as empresas precisam incorporar este aprendizado ao modelo de negócios e organizar as interações entre pessoas e máquinas.
A complexidade e velocidade das informações nesses ecossistemas compelem a automatização de processos. Estar informado, poder visualizar as tendências e priorizar, com base na sua própria experiência é o que vai conceder poder de inovação a uma empresa.
A predição pode auxiliar as pessoas a ficarem livres para inovar. Em um mundo de dispositivos e redes, a tecnologia oferece caminhos para se conectar com clientes, entender e prever suas necessidades.
Uma boa predição permite que as pessoas entendam e confiem nas decisões automatizadas (passando uma compreensão empírica e não teórica do que funciona e porquê). Além disso, precisa estar convergente com os valores sociais como a diversidade e o meio ambiente que promovem inovação e resiliência no ambiente corporativo.
Comments