top of page

CORRIDA ELEITORAL: PESQUISAS DE OUTUBRO CONTINUAM A MOSTRAR FORTE POLARIZAÇÃO

Atualizado: 8 de nov. de 2021

Veja a série histórica das pesquisas de intenção de voto para a presidência desde janeiro de 2020 até outubro de 2021.


Mr. Predictions realiza estudo com base nas pesquisas que rastreiam a intenção de voto para as eleições presidenciais brasileiras em 2022, considerando o cenário estimulado com base na pergunta: se a eleição fosse hoje e os candidatos fossem esses, em quem o(a) sr(a) votaria?


O gráfico é formado pela série histórica no período entre janeiro de 2020 e outubro de 2021, com base nas pesquisas divulgadas por institutos tradicionais.


Neste artigo foram acrescidos os dados das pesquisas PoderData e XP/Ipespe(*). As duas apresentaram dois cenários estimulados para a intenção de voto para presidente.


Diante disso, a Mr. Predictions considerou então a média dos candidatos nos diferentes cenários para compor a série histórica. Eis os resultados:

PoderData: Lula (34,5%); Bolsonaro (29%); Moro (7,5%) Ciro Gomes (6%); João Doria (4%); Mandetta (4%); Datena (3,5%); Eduardo Leite (3%); Alessandro Vieira (3%); Rodrigo Pacheco (1%).

XP/Ipespe: Lula (41,5%); Bolsonaro (26,5%); Ciro Gomes (10%); Sérgio Moro (8%); João Doria (4%); Datena (3%); Mandetta (3%); Eduardo Leite (3%); Rodrigo Pacheco (2%), Simone Tebet (1%), Alessandro Vieira (0%).


A série ao longo do tempo mostra que existe uma forte polarização entre Bolsonaro e Lula. Isso parece impactar na opção de uma terceira via. Podemos ver no gráfico que com as novas pesquisas de outubro, os vários nomes para outras opções ao eleitorado brasileiro não têm demonstrado um desempenho nas pesquisas capazes de quebrar essa polarização.


Veja no gráfico a série histórica desde janeiro de 2020.


Fonte pesquisas outubro/2021






12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page