Veja a série histórica das pesquisas de intenção de voto para a presidência desde janeiro de 2020.
A agência de ciência de dados Top Digital realiza estudo com base nas pesquisas que rastreiam a intenção de voto para as eleições presidenciais brasileiras em 2022, considerando o cenário estimulado com base na pergunta: se a eleição fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria?
Além do atual presidente Jair Bolsonaro, são considerados os nomes do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), de Ciro Gomes (PDT), do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), do ex-Ministro da Justiça, Sérgio Moro, de João Amoedo (NOVO) e do ex-ministro da Saúde, Nelson Mandetta.
O gráfico é formado pela série histórica no período entre janeiro de 2020 e junho de 2021 com base nas pesquisas divulgadas pelos seguintes institutos tradicionais de pesquisa: PoderData, Exame/Ideia, Paraná Pesquisas, Veja/FSB, CNT/Mda, XP/Ipespe e DataFolha.
Neste artigo atualizamos o gráfico com os dados do Paraná Pesquisa. A coleta foi realizada entre os dias 11 e 15 de junho. Esta pesquisa traz como destaque um novo nome ao cenário nacional como presidenciável: o do apresentador José Luis Datena que aparece em terceiro lugar com 7,5%. Bolsonaro aparece na frente com 34,3% e Lula com 32,5%.
No entanto, a Top Digital utiliza o cenário estimulado 2 da pesquisa por entender que os nomes mais frequentes e mais próximos de uma realidade, mantém a série mais equilibrada.
O cenário 2 (estimulado) mostra também Bolsonaro e Lula bem próximos. Bolsonaro com 36,9 contra 34,6% de Lula. Ciro Gomes com 6,2%, João Doria com 4% e Mandetta com 3,6%. Os nomes de Sérgio Moro e de João Amoedo, nem de Luciano Huck foram sondados nesta pesquisa em nenhum dos cenários para primeiro turno.
Resgatando os dados da pesquisa PoderData realizada entre os dias 7 e 9 de junho vemos Bolsonaro na frente com 33%, e Lula com 31%. Com 10% aparece Ciro Gomes. Com 4% estão Huck e Mandetta. Doria e Amoedo aparecem com 3%. Sérgio Moro ficou de fora do cenário estimulado desta pesquisa, por isso aparece no gráfico com 0%.
A XP/Ipespe, com a pesquisa realizada entre os dias 7 e 10 de junho, mostra Lula na frente com 32%, enquanto Bolsonaro aparece com 28%. Sérgio Moro vem na terceira posição com 7%. Ciro com 6%, Huck com 4%, Doria e Mandetta com 3%. O nome de João Amoedo não foi utilizado no cenário estimulado da XP. Guilherme Boulos aparece com 2% (*).
O DataFolha mostrava uma grande diferença na intenção de voto entre Lula e Bolsonaro no primeiro turno. Na pesquisa realizada nos dias 11 e 12 de maio Lula aparece com 41% contra 23% de Bolsonaro. Moro aparece na sequência com 7%, Ciro com 6%, Huck com 4%, Doria com 3%, Amoedo e Mandetta com 2%.
Nas pesquisas Paraná, Xp e PoderData de junho podemos verificar uma aproximação nos índices, mais equilibrados do que a pesquisa DataFolha se compararmos com toda a série histórica.
Importante informar que os institutos realizaram mais pesquisas no período desde janeiro de 2020, porém sem utilizar o nome de Lula. Por isso, não foram consideradas para este estudo da Top Digital.
(*) Boulos apareceu na pesquisa XP, mas não foi inserido no gráfico porque não tem sido utilizado com constância nos cenários das pesquisas.
O apresentador de TV, Luciano Huck anunciou em uma entrevista que não será candidato à presidência. Sendo assim, deverá aparecer com 0% na série a partir desta data (**).
Fontes:
https://static.poder360.com.br/2020/02/Pesquisa-FSB-avaliac%CC%A7a%CC%83o-e-cena%CC%81rios.pdf.pdf https://download.uol.com.br/files/2020/01/2806247803_pesquisa-cnt-mda-governo-bolsonaro-jan-2020.pdf https://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisas_de_opini%C3%A3o_sobre_a_elei%C3%A7%C3%A3o_presidencial_do_Brasil_em_2022
Presidenciáveis 2022
Série histórica com interatividade Janeiro 2020 até junho 2021
Comments