top of page

F1: 2012 A TEMPORADA DAS TEMPORADAS

É praticamente consenso entre os especialistas que a temporada de 1986 da Fórmula 1 foi a mais competitiva e com melhor nível técnico.

A agência de ciência de dados Top Digital mostrou que se o critério de 2019 estivesse valendo em 1986 (premiar a volta mais rápida) o Campeão daquele ano seria Nelson Piquet (autor de 7 voltas mais rápidas dentre as 16 corridas).

Mas em termos de números e indicadores, qual seria a “Super Temporada” de todos os tempos, aquela com o maior número de títulos e mais Campeões?

Considerando um critério bastante objetivo (número de títulos*), Top Digital utilizou tecnologias de clusterização e análise de vínculo para avaliar os resultados de todas as temporadas da F1.

O resultado final é o seguinte:

Terceiro lugar: 1985. Naquela temporada competiam Niki Lauda, Alain Prost, Nigel Mansel, Nelson Piquet e Ayrton Senna e Keke Rosberg. Somando todos os títulos que todos esses pilotos ganhariam ao longo de suas carreiras, 15 títulos mundiais. Nas últimas 3 corridas Alan Jones alinharia no grid, fazendo o número subir para 16 títulos.

Segundo lugar: 1991. Essa temporada viu uma eletrizante disputa entre Senna e Mansel, e tinha ainda Piquet e Prost na competição. Com a estréia de Schumacher na 11ª etapa (Bélgica), o total de títulos que todos esses pilotos conquistaram foi de 18 campeonatos.

Primeiro lugar: 2012. Com os retornos de Schumacher e Raikkonen, somando-se a Hamilton, Vettel, Alonso, Rosberg e Button, o total de títulos que todos esses pilotos somaram é de 21 campeonatos, fazendo dessa a temporada mais “pesada” do F1 em todos os tempos até o presente momento.

As temporadas de 1985 e 2012 empatam no número de pilotos os quais, ao longo de sua carreira, ostentariam a condição de “Campeão do Mundo”, com 7 em cada uma delas. Esse dado reflete o nível técnico potencial de uma competição.

(*) Considerando quantos títulos cada piloto conquistou em toda a sua carreira.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page