Novamente as expectativas para o PIB de 2019 sofrem um rebaixamento, como demonstrado pelo Boletim Focus do Banco Central, publicado nesta manhã do dia 27/05.
Porém, dessa vez o passo foi menor do que vem se acompanhando ao longo desse reajuste sequencial o que talvez indicaria finalmente um piso para os reajustes das expectativas para baixo, e assim uma inversão para as próximas semanas.
Inflação desacelera
A Inflação recuou pouco frente a essa desaceleração do novo rebaixamento das expectativas para o PIB, mantendo-se ainda dentro do espectro da tolerância do Banco Central de 2,25% e 5,75% e bem próxima da linha de meta de 4,5%.
Projeção da Selic em 2019 foi mantida no mesmo patamar e câmbio estabiliza
As expectativas para o juros mantiveram-se pela 16ª vez consecutiva em 6.50% e o câmbio com o dólar também se estabiliza em R$3,80. A alta dos juros do ano que vem se mantém em 7,50%, isso diz bastante sobre a opinião do mercado financeiro quanto algumas especulações sobre a diminuição da taxa Selic com a finalidade de aquecer a economia, o que seria um forte indicativo de insegurança do governo central com relação às projeções deste ano.
Commentaires