O reflexo do resultado trimestral do PIB em relação ao anterior se expressa na 14ª baixa seguida das expectativas do mercado em relação ao PIB deste ano.
O relatório Focus divulgado nesta segunda-feira, 03, (composto pelas expectativas de economistas de mais de 100 instituições financeiras nacionais) aponta que o piso de reavaliações negativas das expectativas não foi alcançado no dia 27/05/2019 e trouxe uma queda de 0.10 pontos percentuais.
A sequência de reajustes negativos para 2019 começaram após a publicação do resultado de 2018, em março, se estendendo até o dia de hoje. Enquanto para o ano que vem as expectativas se mantém em torno de 2.50%, as mesmas são projetadas para 2021 e 2022.
Queda na inflação
A expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano se reduziu, a queda de 0.05 pontos percentuais tem incorporada (mas não só) em seu resultado a redução da taxa de crescimento do PIB trimestral, outras variáveis podem ser consideradas como agentes que influenciaram o resultado.
Câmbio e juros seguem estáveis
Nesta nova avaliação, o câmbio e os juros continuam com suas expectativas em relação ao relatório passado, lembrando que a trajetória estável para as expectativas dos juros se mantém pela 17ª vez.
Kommentare