top of page

OS TOPS DO RANKING DIGITAL

Top Digital apresenta alguns números das mídias sociais pelo mundo. Para este post são considerados os quatro primeiro colocados no ranking digital de esportes como o futebol, basquetebol americano, Fórmula 1, tênis feminino e masculino, e destaca a área política com o ranking de líderes mundiais.

O ranking digital da agência de ciência de dados Top Digital é formado pela somatória das plataformas de mídias sociais Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Números incríveis cercam os esportes nas redes sociais, em especial o futebol. Já se sabe que o jogador português Cristiano Ronaldo é o número um em seguidores com algo em torno de 362 milhões. O brasileiro Neymar Jr. é o segundo com quase 218 milhões de subscrições. O Barcelona e o Real Madrid são os clubes de futebol mais seguidos no mundo com 205 milhões e 193 milhões, respectivamente. Somente com estes quatro representantes o futebol atinge um universo próximo a 1 bilhão de subscrições nas plataformas citadas.

Mas outros esportes também mostram números importantes registrados periodicamente por Top Digital através dos Rankings Digitais da NBA, das escuderias e pilotos da Fórmula 1, Tênis Feminino e Tênis Masculino. O mesmo acontece com os líderes mundiais que mostram uma relevante participação nas mídias sociais.

No basquetebol americano, os jogadores LeBron James e Stephen Curry lideram com 114 milhões e 47 milhões, respectivamente. Entre as equipes, as franquias Los Angeles Lakers possui 37 milhões e o Golden State Warriors chega a quase 30 milhões. O que significa em torno de 245 milhões de subscrições considerando apenas estes quatro representantes da NBA.

Estes números diminuem significativamente quando levantados os números da Fórmula 1. Somando as escuderias campeãs nas redes sociais temos 21 milhões para a italiana Ferrari e 16 milhões para a alemã Mercedes. Entre os pilotos, o inglês Lewis Hamilton atinge 20 milhões contra os quase 5 milhões do australiano Daniel Ricciardo. Com a soma dos quatro o universo chega a quase 62 milhões de subscrições.

Os principais jogadores de tênis fazem a Fórmula 1 “comer poeira” com quase o dobro de subscrições. O espanhol Rafael Nadal é o número um nas redes sociais com quase 37 milhões. O suíço Roger Federer é o segundo entre os homens perto dos 32 milhões. No feminino a americana Serena Williams atinge 27 milhões. A russa Maria Sharapova possui 26 milhões. Estes quatro representantes atingem 122 milhões de subscrições.

Os números do tênis nas redes sociais podem ter atraído novos patrocinadores como o banco brasileiro Itaú que passou a ser o principal patrocinador do Miami Open, cujo apoio deve permanecer até 2024. Outros bancos já tem tradição em vincular suas marcas a importantes torneios de tênis como o banco francês BNP Paribas que desde 1971 está ligado ao tênis e apoia torneios como o Roland Garros, Copa Davis e o Masters de Monte Carlo. Este último teve início dia 13 de abril e segue até 21 de abril.

Talvez números menos expressivos nas redes sociais possam sinalizar o menor interesse da Fórmula 1 nos últimos anos. A proximidade com os fãs parece ser um requisito avaliado e procurado pelas empresas que querem vincular sua imagem a pessoas influentes nas redes para gerar maior visibilidade e fidelidade com suas marcas e produtos.

Outras áreas também chamam atenção com elevados números nas redes sociais. É o caso de alguns chefes de estado que também usam a internet para interagir e influenciar cidadãos conectados. Se considerados os quatro líderes com mais seguidores se destacam: o primeiro ministro da Índia, Narendra Modi com pouco mais de 112 milhões; o presidente americano Donald Trump com quase 98 milhões; Papa Francisco atinge quase 58 milhões; e o presidente da Indonésia Joko Widodo possui pouco mais de 30 milhões.

A somatória destes quatro chefes de estado atinge cerca de 298 milhões de subscrições. Se adicionarmos Barack Obama na lista, ex-presidente americano, mas que continua influente com seus 180 milhões de seguidores na temática política, chegamos a expressivos 478 milhões de subscrições.

O atual presidente brasileiro Jair Bolsonaro é considerado um fenômeno nas redes sociais. É o número um entre os chefes de estado latino-americanos. Sua evolução tem sido acompanhada desde janeiro de 2018, e em abril atingiu quase 29 milhões de subscrições.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page