top of page

PULSO DIGITAL DO GOVERNO BOLSONARO É DE 52%

TopDigital 

Método digital para avaliar opinão pública a partir de leituras digitais.

Novembro, 2019


O Pulso Digital do governo Bolsonaro nesse momento é 52%. Equivale a dizer que teria 52% de densidade política, o que se poderia traduzir em um conceito de “possibilidade de voto”, ou “possibilidade de aceitação”.

“Pulso”, de acordo com o Cambridge Dictionary: 


“Estar ou permanecer completamente ciente do que está acontecendo em uma situação”

Esse exemplo metafórico descreve o conceito: “com os dedos no pulso da geração jovem”. Significa ter uma capacidade de percepção em relação a um cenário ou conjunto de pessoas.

Atualmente, leituras digitais permitem dimensionar referências sobre a opinião pública.

Utilizando um mix de referências em redes sociais e entradas em ferramentas de buscas, é possível “sentir o pulso” das principais tendências nos ambientes digitais. A tarefa envolve algumas questões complexas como tecnologias linguísticas, engenharia de ontologias, métricas de similaridade e processamento semântico, mas com uma “calibragem” adequada desse tipo de tecnologia é possível inferir tendências. 

Assim como o método amostral permite um diagnóstico relativamente preciso da opinião pública, as leituras digitais também o permitem, mas por outros caminhos e com base em uma outra fundamentação técnico-científica.

Diversas técnicas de machine learning, leitura algoritimizada e de inteligência artificial possuem comportamento “black-box”, isto é, não permitem a decomposição dos seus fatores conclusivos.

Conforme diz Carabates no seu célebre artigo “Black-box artificial intelligence: an epistemological and critical analysis” publicado no livro “AI & Society” (Springer): 

“The artificial intelligence models with machine learning that exhibit the best predictive accuracy, and therefore, the most powerful ones, are, paradoxically, those with the most opaque black-box architectures.“

Por sua vez Tim O’Reilly esclarece que “A black-box, by definition, is a system whose inputs and outputs are known, but the system by which one is transformed to the other is unknown.”


As metodologias baseadas no conceito “black-box” demonstram a sua eficiência não pela sua fundamentação, mas pelos seus resultados, os quais passam a adquirir aceitação em função da sua maior ou menor acurácia. 

No âmbito das avaliações de opinião pública, os sistemas de leituras no estilo Pulso Digital tem demonstrado elevado grau de assertividade, como aconteceu em casos como a eleição americana de 2016, e outras situações como Brexit. Os números derivados de “Pulso Digital” ou de “Coeficiente Digital” tem se traduzido com muita proximidade em “intenção de voto” em vários casos pelo mundo.

Embora tenha um rigor metodológico mais despretensioso do que os métodos tradicionais, e considerando então que “Pulso Digital” não é pesquisa de opinião, e não segue o método amostral, e que possui essa característica “black-box”, sua acreditação e aceitabilidade passa pela disposição em acordar para com um conceito cuja consistência se dá pela sua reiteração e pelos seus resultados, e não pela auditabilidade das suas variáveis.

Referências

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page