Desde 2019 a agência de ciência de dados Mr. Predictions analisa a expressividade nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro em comparação com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já que ambos são apontados como os protagonistas da próxima eleição presidencial.
No início do mês de abril, ambos chegaram a importantes marcas individuais.
Bolsonaro ultrapassou os 46,5 milhões, enquanto Lula chegou aos 13 milhões de subscrições na somatória das plataformas de redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok.
Veja no gráfico Presença nas Redes Sociais que em números absolutos, Bolsonaro é superior a Lula em todas as plataformas. No Facebook a diferença é próxima de 10 milhões. No Twitter ultrapassa os 4 milhões. No Instagram supera os 15 milhões, e no TikTok é de pouco mais de 1 milhão. No total a diferença é de mais de 33 milhões.
A fonte primária dos dados é coletada direto das páginas oficiais das plataformas de redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. O Facebook disponibiliza o número de “likes” e o número de “seguidores” da página. Para este estudo é utilizado o número de seguidores. O TikTok passou a fazer parte graças ao aumento da sua popularidade em 2020 e 2021.
O gráfico Presença nas Redes Sociais - Série Histórica ilustra o monitoramento desde novembro de 2019 e destaca o total atual de subscrições de cada um.
No início do monitoramento em 08/11/2019, Bolsonaro possuía 33.723.403 subscrições, enquanto Lula tinha 6.489.106. Em números absolutos, Bolsonaro conquistou 12.828.367 subscrições, e Lula 6.590.092. Lula supera Bolsonaro na taxa de crescimento individual que foi de: 101,55% para Lula e de 38,03% para Bolsonaro.
O Ranking Digital considera a somatória do número de subscrições nas principais plataformas de redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok. O Facebook disponibiliza o número de “likes” e o número de “seguidores” da página. Para este estudo é utilizado o número de seguidores. O TikTok passou a fazer parte graças ao aumento da sua popularidade em 2020 e 2021.
A fonte primária dos dados é coletada direto das páginas oficiais de cada pesquisado.
Comments