Com a CPI da pandemia chegando ao seu fim, a Mr. Predictions mostra o Ranking Digital dos Senadores que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia.
Formada por 11 senadores titulares e mais 7 suplentes, a comissão investigou a condução do combate à pandemia pelo governo federal, assim como o uso de verbas federais transferidas a estados e municípios.
No gráfico você pode ver a evolução de cada senador da CPI. O quanto cada um cresceu em relação ao número de subscrições na somatória das suas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. E na sequência uma tabela que mostra a somatória nos meses de junho, agosto e outubro, com o respectivo crescimento (%) no período entre junho e outubro.
Além dos números absolutos, é importante observar o impacto ocorrido nas redes sociais dos senadores durante o período de realização da CPI.
Quem mais subiu foi o senador Marcos Rogério (DEM/RO) que registrou um crescimento de 233,96%, seguido por Jorginho Mello (PL/SC) com 89,40%. Os dois subiram duas posições desde o RD de junho. Omar Aziz (PSD/SP) mostrou um crescimento de 63,40%.
O Senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP) apresentou 55,37% de crescimento. Eduardo Girão (Podemos/CE) com 47,82% e Otto Alencar (PSD/BA) cresceu 37,62%.
Humberto Costa (PT/PE) cresceu 11,11%, enquanto Renan Calheiros (MDB/AL), Tasso Jereissati (PSDB/CE) e Eduardo Braga (MDB/AM) ficaram com 5,48%, 5,31% e 2,38%, respectivamente.
O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) era suplente e substituiu Ciro Nogueira (PP/PI) que assumiu a Casa Civil em agosto. Por isso, não consta nos dois primeiros levantamentos.
O quadro Ranking Digital CPI da Pandemia mostra a somatória e o número de subscrições dos senadores titulares da CPI em cada rede social.
Você pode ver que em números absolutos o ranking digital mostra um resultado diferenciado do crescimento individual.
Humberto Costa e Randolfe Rodrigues são os senadores que ultrapassam o um milhão de subscrições. Marcos Rogério e Renan Calheiros estão na casa dos 800 mil.
Entre as 300 e 450 mil subscrições estão os senadores Eduardo Braga, Omar Aziz e Eduardo Girão.
Já os senadores Otto Alencar, Jorginho Mello, Luiz Carlos Heinze e Tasso Jereissati possuem entre 180 a 250 mil subscrições.
O RD é formado pela somatória do número de subscrições nas plataformas: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. O Facebook disponibiliza o número de “likes” e o número de “seguidores” da página. Para este estudo é utilizado o número de seguidores.
O RD utiliza como fonte primária de dados, a coleta a partir das páginas oficiais dos senadores. Com o RD periódico é possível medir este crescimento, sem depender de outras ferramentas de extração de dados.
टिप्पणियां