top of page

Ranking Digital do cenário político para governador de Minas Gerais

A verdadeira corrida eleitoral...


Os partidos e agremiações estão em frenesi, a corrida neste momento é para fechar coligações e alianças e definir nomes, visto que 15 de agosto é o prazo máximo para registro das candidaturas na Justiça Eleitoral.


O cenário político do estado pode se apresentar diferente para esta eleição quando considerados os apoios dos pré-candidatos Lula e Bolsonaro, atual presidente.

Até o momento, os nomes já anunciados como pré-candidatos à corrida eleitoral, são: Romeu Zema (Novo); Alexandre Kalil (PSD); Carlos Viana (PL); Renata Regina (PCB), Miguel Corrêa (PDT) e Lorene Figueiredo (PSOL).

Em busca da reeleição, o atual governador, Romeu Zema (Novo), tem como principal oponente, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), com provável apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Eleito governador de Minas Gerais no ano de 2018, Romeu Zema venceu no segundo turno derrotando o ex-governador Antônio Anastasia (PSDB). Pelas atuais pesquisas de intenção de votos, Zema tem ampla vantagem de votos sobre o segundo colocado. É empresário e formado em Administração de Empresas.


Pré-lançado pelo PSD, Alexandre Kalil, disputa pela primeira vez o governo de Minas Gerais. O ex-prefeito de Belo Horizonte foi também ex-presidente do Atlético-MG. Eleito prefeito de Belo Horizonte em 2016 e reeleito em 2020 no primeiro turno. É empresário e comanda a Erkal Engenharia.


Pelo PL, o pré-candidato Carlos Viana (ex-MDB) conta com o apoio do presidente Bolsonaro. Atualmente no primeiro mandato como senador, foi eleito pelo PHS em 2018. É jornalista.


Anunciada pela legenda do PCB, a pré-candidata e doula Renata Regina foi definida pelo Comitê Estadual para o governo de Minas Gerais. É fotógrafa e doula e vem de longa trajetória nos movimentos da juventude, feminista e populares.


Miguel Corrêa foi oficializado como pré-candidato pelo PDT. Porém sua carreira política foi como integrante do PT, mudou de partido a fim de disputar a cadeira de governador de MG. É formado em história e administração.


Pelo partido do PSOL, a pré-candidata é a professora Lorene Figueiredo. Atual presidente municipal do PSOL em Juiz de Fora, na Zona da Mata. É formada em história, com especialização nas áreas de Educação e Políticas Públicas. Leciona na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).


Na sequência da série de publicações, a Mr. Predictions apresenta o Ranking Digital (RD) dos pré-candidatos ao governo de Minas Gerais para o pleito de 2022.



Diferente do posicionamento nas pesquisas eleitorais, o Ranking Digital apresenta uma inversão de liderança entre Romeu Zema e Alexandre Kalil.


Na primeira posição do Ranking Digital aparece Alexandre Kalil (PSD) com a soma de 1.731.365 subscrições. Destaque para o Twitter, sua principal ferramenta com mais de 1 milhão.


Em segundo lugar, com uma diferença de menos de 55 mil subscrições, Romeu Zema do Novo apresenta 1.676.858 subscrições, sendo que mais de 800 mil vem da sua conta do Instagram.


O senador Carlos Viana (PL) tem em suas redes sociais a somatória de 284.549 subscrições o que lhe garante a terceira colocação.


Na quarta posição está o ex-deputado estadual Miguel Corrêa (PDT), com 26.726 subscrições em suas redes sociais. O Facebook concentra a maior parte das subscrições.


A mineira Renata Regina (PCB) fica em quinto-lugar com 13.359 subscrições. Sua ferramenta de destaque é o Instagram.


Nascida no Rio de Janeiro, Lorene Figueiredo (PSOL) apresenta 2.133 subscrições e no ranking digital assume a sexta posição e fecha a lista de pré-candidatos.


Mesmo com a possibilidade de alterações nas candidaturas, já podemos começar a observar o cenário digital desses possíveis candidatos ao Palácio Tiradentes.



Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page