top of page

Ranking Digital do cenário político para governador de Santa Catarina

Os pré-candidatos já se apresentam para a disputa ao governo de Santa Catarina. E a Casa D’Agronômica pode ter um novo inquilino ou não…


De acordo com pesquisas de intenção de voto, a disputa pela cadeira está acirrada e aponta empate técnico entre Carlos Moisés, o atual governador (Republicanos), Jorginho Mello (PL) e Gean Loureiro (União Brasil).


A oficialização dos candidatos acontecerão entre final de julho e início de agosto nas convenções partidárias. E as eleições de 2022 no dia 2 de outubro e em caso de segundo turno, no dia 30 do mesmo mês.


O atual governador do estado de Santa Catarina, Carlos Moisés é pré-candidato à reeleição pelo Republicanos. Concorreu em 2018 e foi eleito para seu primeiro mandato na vida política. Neste período passou por dois processos de impeachment e foi absolvido nos dois. É formado em Direito e bombeiro militar aposentado.


Presidente do PL-SC, Jorginho Mello é o nome lançado pela legenda, atualmente exerce o cargo de senador, é vice-líder do governo Bolsonaro no Senado e no Congresso. Foi vereador, deputado estadual por quatro mandatos e deputado federal por dois. Formado em Direito e Estudos Sociais.

Gean Loureiro renunciou ao cargo de prefeito de Florianópolis e é o nome do União Brasil para as eleições a governador de SC. Já foi prefeito e vereador por cinco mandatos consecutivos na terra natal. Nascido em Florianópolis é formado em Direito e Administração.

Filiado pelo Progressistas (PP), Esperidião Amin é o pré-candidato do partido ao governo de SC. Foi vereador, prefeito, governador por duas vezes e deputado federal. Exerce o cargo de senador, atualmente. Professor universitário é formado em administração e direito.

O pré-candidato do PT Décio Lima foi vereador e prefeito da cidade de Blumenau. Presidente do PT-SC, foi deputado federal por três vezes. É formado em direito e ciências sociais e natural de Itajaí.


Dário Berger já atuou como prefeito de São José e de Florianópolis. Atualmente ocupa o cargo de senador e é a aposta do PSB para as eleições 2022, seja como candidato ao governo quanto à reeleição ao senado.


O MDB se articula para as eleições com o nome de Antílio Lunelli. Natural de Corupá, é empresário, agricultor e duas vezes prefeito de Jaguará do Sul.

Gelson Merísio é a escolha do Solidariedade para a disputa. Foi vereador, deputado estadual e deputado federal. Formado em Administração de empresas.


Filiado ao Prós, Ralf Zimmer é pré-candidato a governador de SC. É formado em direito. O Prós está alinhado com o presidente Bolsonaro e fará coligação para a reeleição do atual Presidente.


Carlos Fernando Agustini, conhecido como Fernando Coruja, pré-candidato pelo PT é ex-prefeito de Lajes, e foi eleito deputado federal duas vezes. Doutor em Direito, médico e professor universitário.

Pelo Partido Novo, o nome é de Odair Tramontin. Formado em Direito, ex-Promotor de justiça e especialista em Administração Pública.

Raimundo Colombo é pré-candidato ao cargo pelo PSD. Empresário rural, foi governador de SC por duas vezes, senador, deputado. Foi prefeito de Lages por três vezes.

Na sequência da série de publicações, a Mr. Predictions apresenta o Ranking Digital (RD) dos pré-candidatos ao governo de Santa Catarina para o pleito de 2022.



No ranking digital quem tem a preferência do público é Décio Lima (PT), natural de Itajaí, ele apresenta a soma de quase um milhão de subscrições.


Em segundo lugar, aparece Carlos Moisés (Republicanos) com 473.020 subscrições em suas redes sociais.


Outro conhecido dos catarinenses é Gean Loureiro (União Brasil), que apresenta 308.825 subscrições e fica com a terceira colocação.


Jorginho Mello (PL) que é natural de Ibicaré, está na quarta posição com 243.722 subscrições.


Com o quinto lugar no ranking digital fica Raimundo Colombo (PSD) com 145.640 subscrições em suas redes sociais.


O ex-governador, Esperidião Amin (PP) aparece com 95.645 subscrições, na sexta posição.


Com a soma de um pouco mais de 76 mil subscrições, Dário Berger (PSB) assume o sétimo lugar.

Na oitava e nona colocação estão, Gelson Merísio (Solidariedade) e Antídio Lunelli (MDB) com 67.018 e 61.123 subscrições, respectivamente.


Na faixa de 10 mil e em décimo lugar, Odair Tramontin (Novo) apresenta 13.530 subscrições.


Fernando Coruja (PDT) com 8.317 subscrições fica com a décima primeira colocação.

E fechando a lista dos pré-candidatos, Ralf Zimmer (Prós) com 4.227 subscrições.


Mesmo com a possibilidade de alterações nas candidaturas, podemos observar o cenário digital desses possíveis candidatos ao governo de Santa Catarina.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page