Com as eleições se aproximando, e as articulações acontecendo, alguns nomes são lançados como pré-candidatos a disputa pelo Palácio Iguaçú.
Os eleitores do Paraná previamente contam com Ratinho Júnior, Roberto Requião, Filipe Barros, Cesar Silvestri Filho, Angela Machado, Flávio Arns e Solange Ferreira Bueno.
Liderando as pesquisas de intenção de votos, vem o atual governador Ratinho Júnior do PSD para a reeleição e o ex-governador por três vezes, Roberto Requião pelo PT.
Os partidos tem até 5 de agosto, para a escolha dos representantes ao governo do Paraná. E o registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto. Com o primeiro turno das eleições 2022 acontecendo no dia 2 de outubro e em caso de segundo turno, no dia 30 do mesmo mês.
Um breve perfil de cada pré-candidatos:
Ratinho Júnior, é o atual governador do Paraná e concorre à reeleição pelo PSD. Disputou sua primeira eleição em 2002 para deputado estadual e o foi por dois mandatos consecutivos. Venceu as eleições para governador no primeiro turno em 2018.
Filiado ao MDB (antigo PMDB) por 40 anos, o veterano Roberto Requião deixou o partido pelo PT para disputar o cargo ao governo. Foi governador por três mandatos consecutivos, deputado estadual, senador por dois mandatos e prefeito de Curitiba. É formado em jornalismo e direito.
Concorrendo pelo PL, Filipe Barros ex-integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) foi eleito vereador de Londrina em 2016. Atualmente deputado federal de primeiro mandato, é advogado de formação.
César Silvestri é a aposta do PSDB para o pleito de 2022, e já atuou como deputado estadual e prefeito da cidade de Guarapuava por dois mandatos (2013 a 2020). Formado em Direito era filiado ao Podemos, mas deixou o partido em 2022 para ingressar no PSDB como pré-candidato ao governo do Paraná.
A professore Angela Machado, é o nome pelo PSOL. Atuando na rede estadual de ensino do Paraná, ficou mais conhecida quando se posicionou em confronto entre profissionais da educação e a Polícia Militar em abril de 2015, no Centro Cívico em Curitiba. Concorreu ao cargo de vereadora e de deputada estadual, porém não foi eleita.
Natural de Curitiba e professor, Flávio Arns é o pré-candidato pelo Podemos. Como deputado federal pelo PSDB, permaneceu no cargo por três mandatos consecutivos.
Foi eleito vice-governador do Paraná (2010), em chapa encabeçada por Beto Richa, atualmente exerce o mandato de senador. Foi presidente da Federação Nacional das APAE e da Associação Brasileira de Desportos de Deficientes Mentais.
Pré-candidata pelo PMN, Solange Ferreira Bueno é professora de música. Natural de Maringá (PR), tem Licenciatura em Música e especialização em docência do ensino superior e em psicopedagogia clínica. E nunca concorreu a cargo eletivo.
Na sequência da série de publicações, a Mr. Predictions apresenta o Ranking Digital (RD) dos pré-candidatos ao governo do Paraná para o pleito de 2022.
No ranking digital, o pré-candidato Filipe Barros do PL assume a primeira colocação, com total de 2.474.536 subscrições.
Apesar de liderar as pesquisas de intenção de votos, Ratinho Júnior (PSD) no ranking digital fica com a segunda posição, apresentando 1.248.979 subscrições nas suas redes sociais.
Seu opositor, Roberto Requião do PT assume o terceiro lugar com 577.498 subscrições.
Na quarta posição, com quase 90 mil subscrições, está Flávio Arns (Podemos).
Cesar Silvestri Filho do PSDB apresenta um total de 44.617 subscrições e fica com a quinta colocação.
Em sexto e sétimo lugar, estão Angela Machado (PSOL) e Solange Ferreira Bueno (PMN) com 7.598 e 663 subscrições, respectivamente.
Mesmo com a possibilidade de alterações nas candidaturas, podemos observar o cenário digital desses possíveis candidatos ao governo do Paraná.
Comments