Na sequência da série de publicações, a Mr. Predictions apresenta o Ranking Digital (RD) dos pré-candidatos ao governo do Rio de Janeiro para as eleições de 2022.
Desde 2016, o Palácio Guanabara tem passado por uma sucessiva dança das cadeiras. Com um histórico turbulento, o cargo de governador novamente terá um novo eleito ou um reeleito nas eleições gerais em outubro deste ano.
Nesta disputa, alguns partidos já anunciaram seus pré-candidatos a governo para os próximos quatro anos.
Há quem diga que essa disputa será entre poucos candidatos, porém até o momento, as seguintes legendas já tinham lançado nomes - PL, PSB, PSD, PDT, NOVO, PSTU, PCB, União Brasil e PMB.
O PL aposta no atual governador Claudio Castro que se apresenta como favorito a uma reeleição. Antes de vice-governador, Castro foi vereador pelo Rio de Janeiro por dois anos e assumiu a cadeira de governador após o impeachment de Wilson Witzel.
Marcelo Freixo candidato do PSB é o favorito para ir ao 2º turno com Castro. Deputado federal atualmente, foi deputado estadual por três mandatos consecutivos e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).
Candidato lançado por Eduardo Paes do PSD, prefeito do Rio, Felipe Santa Cruz é advogado e presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Terá como desafio se fazer conhecido fora do meio jurídico e conseguir apoio políticos de peso.
O pré-candidato Rodrigo Neves Barreto é filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Foi vereador, deputado estadual, secretário estadual de Assistência Social e prefeito de Niterói eleito em 2012 e reeleito em 2016. Sua campanha deverá passar por entraves devido ao possível envolvimento com esquema de propina.
Líder do NOVO na Câmara dos Deputados, em Brasília Paulo Ganime, é o pré-candidato do partido. Engenheiro, o carioca exerce seu primeiro mandato como deputado federal eleito em 2018. Sua força política para esta eleição vem do nome de Romeu Zema, governador de Minas Gerais.
Oficializado pelo PSTU, Cyro Garcia é natural de Minas Gerais. Seu histórico conta com a participação na fundação do PT e da CUT. Além de presidir o Sindicato dos Bancários no Estado do Rio de Janeiro. Professor e historiador ele se apresenta com um programa socialista e revolucionário para a campanha.
Anunciado pelo PCB, o professor da UFRJ, Eduardo Serra foi dirigente estadual e nacional do PCB. Desconhecido do eleitorado, Serra se define como a “alternativa comunista para enfrentar os graves problemas do estado”.
Da junção entre o DEM e o PSL, surgiu a legenda União Brasil que lança seu mais novo filiado, Anthony Garotinho na disputa para o cargo. Inelegível em 2018 por condenações em operações ilícitas, o ex-governador se colocou a disposição do partido para este pleito e deixa em aberto o cargo a disputar.
Pelo PMB, Partido da Mulher Brasileira, o escolhido foi o Coronel Emir Larangeira. Polícial Militar reformado, ex-deputado estadual nos anos 90 e escritor.
Com esta formação, a Mr. Predictions apresenta o Ranking Digital (RD) dos pré-candidatos ao governo carioca de 2022.
Com uma vantagem de mais de 3 milhões de subscrições do segundo lugar, Marcelo Freixo do PSB, assume a primeira posição do ranking digital com 4.116.994 subscrições.
O veterano Anthony Garotinho da União Brasil fica com a segunda colocação e apresenta a soma de 853.489 subscrições. E do PSD, com 600.542 subscrições está Felipe Santa Cruz em terceiro lugar.
Na faixa dos 200 mil, na quarta e quinta posição estão o representante do PL e do PDT, Cláudio Castro e Rodrigo Neves com 284.039 e 226.006, respectivamente.
O deputado federal Paulo Ganime do NOVO assume o sexto lugar com 199.506 subscrições em suas redes sociais.
O professor Cyro Garcia, PSTU apresenta 8.544 subscrições ficando com a sétima colocação no ranking digital.
Pré-candidato pelo PCB, Eduardo Serra fica na oitava posição com 1.810 subscrições.
E em nono lugar, fechando o quadro de pré-candidatos, o Coronel Emir Larangeira do PMB com 228 subscrições.
Mesmo com a possibilidade de alterações nas candidaturas, já podemos começar a observar o cenário digital desses possíveis candidatos ao governo carioca.
Comments