Top Digital divulga o primeiro ranking digital de 2020 dos principais bancos digitais brasileiros.
A agência de ciência de dados Top Digital apresenta o ranking digital atualizado dos principais bancos digitais do Brasil. O ranking digital é formado pela somatória do número de subscrições nas plataformas de mídias sociais Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Além do ranking digital, veja no final do artigo um quadro com a taxa de crescimento de cada um dos bancos digitais em diferentes períodos.
O ranking digital de janeiro mostra o Nubank absoluto no primeiro lugar, com quase 4,2 milhões de subscrições. Banco Inter é o segundo, com pouco mais de 1,8 milhão de subscrições.
O Modalmais e o Next inverteram posições em relação ao ranking de setembro. O Next é agora o terceiro no RD e o Modalmais é o quarto. O Next próximo dos 790 mil e o Modalmais com pouco mais de 770 mil.
Original e BTG mantiveram o quinto e o sexto lugar. O primeiro em torno de 750 mil e o segundo com pouco mais de 500 mil subscrições.
O Neon subiu uma posição e é agora o sétimo colocado próximo a 450 mil. O Agibank caiu novamente e ocupa a oitava colocação com pouco mais de 380 mil.
Pag, Sofisa e C6 fecham o ranking em nono, décimo e décimo primeiro, respectivamente.
Importante destacar que o C6 havia dobrado o número de subscrições no ranking de setembro de 2019 em comparação ao ranking de junho de 2019. Isso se repetiu no ranking de janeiro de 2020 em números absolutos. Dos quase 80 mil em setembro, está próximo dos 160 mil em janeiro.
Em relação a taxa de crescimento nas redes sociais, mais uma vez o C6 foi o que mais subiu no comparativo com os outros bancos no período entre setembro de 2019 e janeiro de 2020: 49,65%. Mas o seu desempenho individual teve uma queda significativa em relação a setembro, quando o crescimento foi de 109,30%
Na sequência aparecem Original com 26,86% e o Neon com uma taxa de crescimento de 26,64%, o que lhe rendeu subir uma posição no ranking digital. O mesmo aconteceu ao Next que subiu no ranking com 26,60% de crescimento no período.
O BTG aparece com 17,02%, seguido por Modal (15,85%), Nubank (12,72%), Pag (9,73%) e Inter (7,65%). No desempenho individual o BTG, o Nubank e o Inter sofreram leve queda na taxa de crescimento em relação a setembro.
Encerram a lista o Sofisa e o Agibank como os bancos digitais que menos cresceram no período com 3,71% e 0,72%, respectivamente.
Veja o quadro que compara os meses junho, setembro e janeiro. Apesar de alguns bancos (C6, BTG DIgital, Nubank e Inter) terem apresentado queda no crescimento em janeiro, a taxa de crescimento nas redes sociais em ascendência demonstra como os bancos digitais estão conquistando cada vez mais o interesse.
Comentários