Mr. Predictions mostra o ranking digital de novembro dos presidenciáveis de 2022. A lista inclui os nomes dos possíveis candidatos às eleições presidenciais, com base em notícias e pesquisas de intenção de voto de vários institutos. A coleta foi realizada em 12 de novembro, tendo como fonte as páginas oficiais em cada rede social.
Pelo gráfico você pode ver que:
- o Twitter é a plataforma com maior número de subscrições para oito dos 20 pesquisados: Danilo Gentili, Sérgio Mouro, Marcelo Freixo, Ciro Gomes, Flavio Dino, Luiz H. Mandetta, Simone Tebet e Alessandro Vieira;
- o Facebook vem logo atrás com 7 nomes: Lula, Doria, Marina Silva, João Amoedo, Luiz Datena, Rodrigo Pacheco e Aldo Rebelo;
- o Instagram mostra maior número de inscritos para 5 nomes: Bolsonaro, Manuela D'Ávila, Guilherme Boulos, Romeu Zema e Eduardo Leite;
- o YouTube de Bolsonaro possui um número bastante superior. Tanto que a soma de todos chega a 2.211.270 e não supera o total de 3.570.000 inscritos no canal do presidente.
Em relação ao ranking de outubro todos os nomes permanecem na mesma posição.
O presidente Jair Bolsonaro segue líder com total de 44.273.154 subscrições. Instagram e Facebook são as plataformas com maior número. Ele alcançou as 19 milhões de subscrições no Instagram no início de novembro. No Facebook são mais de 15,5 milhões. Ele só perde no Twitter para o comediante e apresentador Danilo Gentili que possui quase 17 milhões , enquanto Bolsonaro tem pouco mais de 7 milhões.
Danilo Gentili e Luiz Inácio Lula da Silva continuam ocupando o segundo e terceiro lugar. Gentili com 38.875.309 e Lula com 11.440.380. Enquanto Gentili possui mais subscrições no Facebook e Twitter, Lula apresenta números maiores no Facebook e Instagram.
O ex-ministro Sérgio Moro, o governador de São Paulo João Dória (PSDB), e Manuela D’Ávila (PSOL) seguem em quarto, quinto e sexto, respectivamente. Todos na casa dos 5 milhões. Moro possui contas somente no Twitter e Instagram.
Na faixa dos 4 milhões e entre o sétimo e décimo lugar, estão Guilherme Boulos (PSOL), Marina Silva (REDE), João Amoedo (NOVO) e Marcelo Freixo (PSB).
Na 11ª posição segue Ciro Gomes do PDT, seguido por Luiz Datena (12º), ambos na casa das 3 milhões de subscrições.
Ainda na faixa de 1 milhão de subscrições, o governador do Maranhão, Flávio Dino do PSB (13º), Luiz Henrique Mandetta (DEM) que permanece em 14º lugar. Romeu Zema, governador de Minas Gerais (NOVO) ocupa o 15º lugar. Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul (PSDB) é o 16º.
Fecham a lista do ranking digital, a senadora Simone Tebet do MDB (17º), os senadores Alessandro Vieira do Cidadania (18º), Rodrigo Pacheco do PSD (19º) e Aldo Rebelo do PCdoB (20º).
O ranking digital é formado pela somatória do número de subscrições nas plataformas: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube. O Facebook disponibiliza o número de “likes” e o número de “seguidores” da página. Para este estudo é utilizado o número de seguidores.
(*) como para o RD é considerada a página oficial da personalidade, para Gentili é considerado o canal https://www.youtube.com/c/danilogentili/ . Este possui inscritos, mas pouca ou quase nenhuma atividade.
Comments