Top Digital apresenta o mapa de engajamento digital das vinte tenistas profissionais melhor qualificadas no ranking geral feminino da WTA.
Women’s Tennis Association – WTA é uma associação esportiva internacional que organiza as competições do tênis profissional feminino no mundo inteiro. A WTA é o equivalente feminino da ATP (tênis masculino). Foi fundada em 1973 pela tenista Billie Jean King e tem sua sede em São Petesburgo, Flórida, Estados Unidos da América.
As cinco tenistas melhor classificadas no ranking geral são: Naomi Osaka, Simona Halep, Petra Kvitová, Karolína Plíšková e Angelique Kerber. Na temporada 2019, que considera os pontos ganhos desde o início do ano, a australiana Ashleigh Barty e a canadense Vanessa Bianca Andreescu ocupam o quarto e quinto lugar. A romena Halep e a alemã Kerber ocupam o oitavo e nono lugar somando os resultados somente da temporada 2019, após o torneio Miami Open.
Dentro deste cenário, a agência de ciência de dados Top Digital apresenta o mapa de engajamento digital considerando as vinte tenistas profissionais melhor classificadas no ranking geral da WTA. O mapa consiste no ranking digital (RD) formado pela somatória das subscrições nas plataformas de mídias sociais: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Serena Williams, atual número onze no ranking da ATP, está isolada no primeiro lugar do RD com 27.100.516. Na segunda posição com quase 6 milhões está a dinamarquesa Caroline Wozniacki. Em terceiro lugar aparece a romena Simona Halep perto de alcançar os 3 milhões de subscrições.
Do quarto ao sétimo lugar no RD estão tenistas na faixa do 1 milhão de seguidores. São elas: a alemã Angelique Kerber, Petra Kvitová da República Tcheca, Garbiñe Muguruza da Espanha e Naomi Osaka dos Estados Unidos da América.
Entre cem mil e oitocentos mil subscrições estão seis tenistas que ocupam do 8º ao 13º lugar no RD: a ucraniana Elina Svitolina, a americana Sloane Stephens, da República Tcheca, a tenista Karolina Pliskova, a americana Madison Keys, a francesa Caroline Garcia e a alemã Julia Goerges.
Da 14ª até a 20ª colocação se encontram as seguintes tenistas: a australiana Ashleigh Barty, a bielorussa Aryna Sabalenka, a holandesa Kiki Bertens, a belga Elise Mertens, a estoniana Anett Kontaveit, Anastasija Sevastova da Letônia e a chinesa Wang Qiang. Estas variam entre sete mil e não mais de cem mil subscrições.
Vale destacar que com 26.689.407 de subscrições, somente a russa Maria Sharapova poderia ameaçar a primeira posição de Serena Williams. Porém ela ocupa o 28º lugar no ranking da WTA e ficou de fora do Top 20 do Ranking Digital.
Nesta primeira semana de abril dois torneios estão sendo disputados: em Charleston, nos Estados Unidos e em Monterrey, no México. Mas outros sete acontecerão ainda no mês de abril na Suíça, Colômbia, Turquia, Alemanha, China, Marrocos e República Tcheca.
Enquanto isso, o detalhamento do Ranking Digital do Top 20 da WTA pode ser consultado na figura que segue.
![](https://static.wixstatic.com/media/b6763a_dc68ddc4339f4247b12c3e1427b2c76d~mv2.png/v1/fill/w_706,h_932,al_c,q_90,enc_auto/b6763a_dc68ddc4339f4247b12c3e1427b2c76d~mv2.png)
Comentários