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REDES SOCIAIS COMO MEDIDA DE POPULARIDADE

ESTUDO TOP DIGITAL MOSTRA QUE O PRESIDENTE BRASILEIRO ATINGE 34 MILHÕES DE SUBSCRIÇÕES.

O Presidente do Brasil acabou de atingir 34 milhões de subscrições no somatório das suas redes sociais. O levantamento considera as contas oficiais de Jair Bolsonaro nas plataformas Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Neste artigo a Top Digital apresenta um gráfico que mostra uma linha do tempo regular e gradativa no crescimento das subscrições de Bolsonaro. Na sequência correlaciona os fatos ao longo do período de janeiro de 2018 a novembro de 2019.

Os pontos destacados no gráfico trazem alguns fatos relacionados aos números como: o início do monitoramento com quase 7 milhões, os 10 milhões após série de entrevistas com os candidatos à presidência no Jornal Nacional, com o início da propaganda eleitoral e gratuita e na sequência da divulgação de pesquisa eleitoral sem o nome de Lula. Outro pico ocorreu entre o atentado sofrido em 06 de setembro até 05 de outubro (48 horas antes da votação do primeiro turno) quando ele atinge os 14 milhões. E com a vitória no segundo turno ele ultrapassa os 19 milhões de subscrições nas suas redes sociais.

como presidente empossado ele atinge os 26 milhões em janeiro de 2019. Em 06 de junho ele chega a marca dos 30 milhões e ultrapassa os 33 milhões em setembro, em meio a um turbilhão de notícias relacionadas aos temas Emmanuel Macron, incêndios na Amazônia e a quarta cirurgia decorrente do atentado.

Hoje, em 19 de novembro de 2019 com menos de um ano de governo, ele conquista pouco mais de 8 milhões de novas subscrições e chega à marca de 34 milhões de subscritos nas suas redes sociais.

Outros números em destaque são os 125 milhões de visualizações no seu canal do YouTube e está próximo de atingir 3 milhões de inscritos. Ele também ultrapassou a marca dos 14 milhões no Instagram, 11 milhões no Facebook, 5 milhões no Twitter.

Veja no quadro Presença nas Redes Sociais os números exatos em 3 momentos diferentes (setembro, outubro e novembro).

A Top Digital tem realizado estudos considerando as bases digitais de pessoas sob análise, através da somatória das subscrições nas plataformas de redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube (além do uso de outras ferramentas).

Além das personalidades da área política, a Top Digital também observa os esportes, a ciência e tecnologia que servem como ambiente de estudo em busca de uma nova fonte de avaliação de temas e pessoas. Ao longo destes estudos se verifica que o ambiente digital tem se mostrado confiável para avaliação de tendência de popularidade. Isto se deve a transparência, a facilidade de compreensão, além de uma massa de grandes números que se tornam muito significativas para avaliar a expressividade e o interesse em celebridades, políticos, temas, etc.

No caso de estudo do Presidente Jair Bolsonaro, independente de preferências, o monitoramento através deste método vem mostrando um crescimento regular nas redes sociais pesquisadas e que ao longo do tempo tem mantido a sua popularidade em alta. Este método contraria as atuais notícias que utilizam avaliações obtidas através dos métodos tradicionais.

A Top Digital apresenta uma nova visão que pode vir somar às pesquisas tradicionais que até hoje são consideradas como únicas. Em tempos de redes sociais, smartphones, internet 4G-5G, impossível não considerar o ambiente digital e novos métodos para avaliar a dimensão e expressão seja de uma personalidade pública, tema ou qualquer outra área de interesse.

Na sequência estão as fontes de dados primários (captura das páginas oficiais de Bolsonaro).

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