top of page

SUPERTERÇA NA CORRIDA ELEITORAL DOS EUA

Cenário eleitoral Americano apresenta oscilações.

De uma forma surpreendente, o candidato Joe Baiden assume uma posição de favoritismo nas prévias democratas nos EUA, após o evento da chamada “Superterça”, dia no qual vários estados realizam suas prévias simultaneamente.

O Site fivethirtyeight faz um estudo de probabilidades de vitória de cada um dos candidatos. O gráfico mostra uma queda acentuada de Bernie Sanders nos últimos dias, contra um crescimento de Joe Biden:

O mesmo datasite também realiza uma estimativa do número total dos candidatos, a qual também projeta Biden na condição de favorito no momento:

Já a Fox News aponta o ex-Vice Presidente como líder na atual corrida por delegados democratas, após a Superterça, porém com uma margem mais estreita:

Da mesmo forma no site da Bloomberg:

O que se pode perceber é que ainda faltam muito delegados, conforme todos os levantamentos, inclusive ressalvando que ainda falta a consolidação de vários resultados, e que após a superterça ainda haverá um grande número de delegados a serem definidos .

Mas a alteração de alguns números e previsões, como, por exemplo, no estado do Texas, gerou uma reviravolta, na qual Baiden ultrapassou Sanders na condição momentânea de favorito para a indicação democrata. Um bom estudo de data science pode apontar quais as causas da queda de Sanders e do crescimento de Baiden.

O site da CNBC mostra uma linha do tempo das primárias democratas, na qual é possível ter uma visão referencial do desenvolvimento do processo, bem como da expressividade da Superterça, conforme o seguinte diagrama:

Referências:

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page