Percepções são bons elementos preditivos. Quem conhece melhor a dinâmica social tem mais possibilidade de antecipar acontecimentos futuros.
Um estudo conduzido pela Predictive Analytics World avaliou padrões de consumo e detectou 46 padrões considerados “surpreendentes”.
A agência de ciência de dados Top Digital selecionou os 10 mais impactantes, são eles:
1) Fato: As doenças mais buscadas no Google preveem surtos e epidemias.
Explicação: Pessoas com sintomas buscam mais informações.
2) Fato: 60% das pessoas que compram a boneca Barbie (Walmart) compram chocolate.
Explicação: Crianças geralmente estão junto nesse tipo de compra.
3) Fato: Usuários de Apple/Mac reservam hotéis 30% mais caros (Orbitz).
Explicação: Provavelmente os proprietários de Apple/Mac, na média, têm mais poder aquisitivo.
4) Fato: Digitar usando letras maiúsculas e minúsculas corretamente indica capacidade creditícia.
Explicação: A observância de regras gramaticais pode refletir propensão para adequação a regras financeiras.
5) Fato: Aposentadoria precoce pode causar morte precoce (Universidade de Zurique).
Explicação: Pode facilitar hábitos não saudáveis (tabaco, álcool, sono desregulado).
6) Fato: Áreas com maior criminalidade (EHA) utilizam mais Uber.
Explicação: Menos vínculos residenciais.
7) Fato: Terroristas suicidas não compram seguro de vida.
Explicação: Fazer seguro de vida demonstra que a pessoa tem intenções de longo compromisso social (suicídio anula a apólice).
8) Fato: Furacões com nome de mulheres são mais mortais.
Explicação: Pode haver um perigoso sexismo implícito por parte dos pesquisadores de furacões.
9) Fato: Aumento repentino de vendas de cartões telefônicos pré-pagos (CellTel) precedeu massacres no Congo.
Explicação: O aumento da tensão social intensifica a necessidade de comunicação.
10) Fato: Vegetarianos perdem menos vôos.
Explicação: Pessoas que reservam alimentação específica tem maior tendência de comparecimento nos vôos.
Comentarios