A pesquisa de opinião é um levantamento estatístico da opinião pública que abrange diversas atmosferas, seja no âmbito político, econômico, comportamento do consumidor, entre outros. Essas pesquisas são usadas como alicerce para avaliar a gestão de um governo, onde o principal resultado é sua aprovação, ou não.
No entanto existe uma polêmica que consiste no fato de algumas pesquisas utilizarem na sua metodologia o índice regular ou neutro de formas diferentes. Para alguns o Regular/Neutro significa “aprovação” e para outros significa “reprovação”.
Vamos explicar melhor.
Por exemplo, na pesquisa de avaliação presidencial do mês de janeiro do Ibope, o índice Ótimo/Bom foi de 49%, já o índice Aprovação foi de 67% – uma diferença de 18%. Qual a razão dessa diferença?
Para definir essa polêmica, confira a análise estatística das pesquisas do Ibope divulgadas nos meses de janeiro a abril e do Instituto Mda Pesquisa referente ao mês de fevereiro.
O resultado desta análise aponta que uma média de 59,02% do total do regular migrou para o “Aprova” (coeficiente Y). Em um segundo cenário somando o “Não Sabe” com “Regular” o percentual migratório foi uma média de 42,98% para o Aprova (coeficiente Z).
Isso significa que quando você olhar uma pesquisa de opinião sobre um produto ou governo você pode considerar que em torno de 60% do valor do índice Regular pode ser considerado como aprovação do objeto pesquisado.
Conceitos:
Coeficiente Y (migração para o “aprova” considerando somente o “regular”):
Ap (aprovação) – somatório (B+O)=X
X x 100/R (regular) = Y
Dados para cálculo do Coeficiente Y:
Janeiro: 69,23 %; Fevereiro1: 60%; Fevereiro2: 64,13%; Março 50%; Abril 51,61%
Média 2019= 59,02%
Coeficiente Z (migração para o “aprova” considerando “regular+não sabe”):
Ap (aprovação) – somatório (B+O) = X
X x 100/R+Ns (regular +não sabe) = Z
Dados para cálculo do Coeficiente Z:
Janeiro: 45 %; Fevereiro1: 42,85%; Fevereiro2 44,18%; Março 40,47%; Abril 42,1% Média 2019= 42,98%
Os dados são da pesquisa Ibope 2019 mês a mês e da pesquisa Mda realizada somente em fevereiro.
Comments